segunda-feira, 17 de junho de 2013

Rascunhos de uma conversa inesquecível (Parte I)


Está uma noite daquelas aborrecedoras, em que tenho muitas tarefas da escola mas não sei por onde começar. Me fiz a uma rede social, e a minha página me dá a indicação de alguém que gosta de uma foto minha.
Ela estava ainda “Online”.
Eu disse a ela “o céu e o mar vivem em seu olhar, e muitos arco-íris voam sobre si”.
Foi o começo de uma metade de conversa.
Perguntou-me ela -  “quem és tu?”
Respondi -  “Ninguém! Mas se me amares posso me tornar alguém.”
E de seguida ela me mandou um daqueles “smiles” irônicos, que dão a impressão de um “ha-ha-ha-ha”, mas no fundo eu senti que ela sorriu, pelo tempo que durou para mandar o smile.
“Você é poeta?” – perguntou ela.
Eu respondi no meu mais simplório jeito de ser  “todos somos poetas, quando o coração tem algo para dizer...” e me calei no fingimento mais amargo, de quem não tem muito a comentar.
De seguida ela me escreveu “aprazível é o seu jeito...alma aberta, chuveiro ao ar livre, em dia de sol rubro. Tão raro! Você é uma raridade erguida entre os homens! Eu respeito a sua honestidade e a profundidade de suas idéias.”

Esses são os dizeres que mais me amoleceram a alma na noite de hoje, dizeres perante os quais não se pode ficar sem dizer nada.
E agora?!
Despedi-me de emergência porque o compromisso de estudar para a prova me esperava, e deveras prometi voltar amanhã.
Tinha realmente que dizer algo ainda desmedido “Adeusinho, minha semente de cacana(1 amadurecida,  casca de canho(2 amarelo, incenso de batata alaranjada e limão doce.
Ela sorriu em um “smile” bem prolongado e escreveu “tu és romântico. A moda maluca, mas romântico!”
E eu fui “Offline”, ansioso para  voltar com brevidade a este pedaço de prosa.



(1 - termo moçambicano usado para designar a planta, Momordica balsamina,
(2  - fruto da planta Sclerocarya birrea (ou caffra), ocanho (do ronga nkanye, segundo [PM]) - moçambicanismo. É deste fruto, conhecido nos países vizinhos como marula, que se faz o conhecido licor Amarula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário